quinta-feira, 3 de junho de 2010

Persona e o Sujeito e Nós e o Mundo e a Explicação


Na pequena e curta história desse blog, muitos perguntam o por que do nome Persona, pois bem, vamos tentar chegar em uma conclusão.

Em alguns dicionários latinos, Persona ( uma palavra derivada do latim, outras linguas não tem algo com o mesmo significado, detalhe Persona = Pessoal> Pessoa) tem o mesmo significado de "mascara".

Minha tese sobre o ser humano é que em cada hora da nossa vida, usamos uma Persona, uma máscara diferente. Temos uma Persona para tratar com nossos amigos, com nossa namorada(o) nossos pais e mães. A Persona que você é no trabalho, passa longe de sua Persona de casa. Sua Persona em um rodizío de pizza não é a mesma da do rodizío de sushi. São máscaras sociais, tendo uma máscara para cada pessoa, cada momento, somos vistos e analisados de diversas formas e por inumeros sujeitos.

Você está pegando a coisa? Não é fácil, mas passa longe de ser dificíl.
O segredo para entender melhor você mesmo, é saber controlar e administrar suas Personas. Vamos supor que uma pessoa próxima te magoe, no próximo encontro de vocês, você estará com uma Persona que não é aquela no qual aquela pessoa está acostumada. Nunca é bom e confortável uma pessoa ver que você não é você mesmo (não está usando a Persona correta). Então pense na Persona correta para cada pessoa e tente nunca fugir dela.

A tese de Persona, explica esse bordão de não sermos nós mesmos em tais momentos, não posso sair do meu corpo e mente e invadir a pessoa ao lado, logo sempre serei eu mesmo. Quando mudamos nossa Persona, dizem que deixamos de ser nós, errado.

Se o caro leitor parar e pensar, verá que muita coisa seria explicada com o uso de uma Persona certa ou errada no momento certo (ou errado). Analise os momentos e as pessoas e tente usar sempre sua melhor Persona para cada momento da vida.

Entendeu a mensagem? Não? ok...

3 comentários:

  1. Todos os encontros provocam o prazer de descobrir as várias personas que temos ou que somos, é por isso que esse blog é personal. Tenho muito orgulho de entender e reconhecer em mim sua persona. Que é linda subversiva, carinhosa e destrutiva. Sou e sempre serei seu fã. Pois sei o quanto de mim você tem. Amo sua origem, amo sua ternura, amo sua existencia, com ou sem acento. te amo...

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tema da nossa próxima montagem no teatro. Baseado em "Um, Nenhum, Cem Mil" de Luigi Pirandello, que é uma síntese de toda sua obra, faremos uma adaptação que vai se chamar "Não entre! Você pode encontrar você." Pirandello passou toda sua vida estudando as diversas personas existentes em um único ser humano. Você pode ser um, nenhum, ou até mesmo cem mil. Isso deu uma obra que concedeu a seu autor o Prêmio Nobel de literatura. Não precisa dizer mais nada.
    Vai nessa Pedrão, o caminho é bom!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita análise, irmão. Azar de quem não conseguir transmitir a mensagem emitida pelo seu texto.

    Somos, de fato, diversas pessoas no cotidiano. E na minha opinião, diferentemente da visão de alguns, isso não soa de maneira pejorativa.

    As máscaras sociais são, em suma, necessárias para cada ocasião do dia a dia. Agir de diferentes formas, mas com o coração pulsando sinceridade, é uma das formas mais lindas de desfrutar de algo maravilhoso intitulado vida.

    Parabéns pelo texto, Pedrin.

    Boa viagem. Sentirei sua falta, cara. Mas tenho a certeza que carregará o irmão jornalista que vos escreve em seu coração.

    Até a volta. E com muita cerveja.

    Um abraço!

    ResponderExcluir